Calor Intenso

Inmet alerta para risco de morte em Cuiabá e mais 27 cidades

Alerta emitido deve seguir até esta quarta-feira (11); Defesa Civil orienta sobre cuidados

10/09/2019 13:17:22
Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor com grau de severidade de grande perigo para Cuiabá e mais 27 cidades de Mato Grosso.

O alerta, que teve início nesta terça-feira (10) e vale até a quarta (11) às 9 horas, informa que há até mesmo risco de hipertermia e morte.

Na legenda da página do Inmet, o termo grande risco significa que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade maior que o normal. "Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

Em caso de grande risco, Inmet pede que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos, seguindo inclusive as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e para que se preparem para medidas de emergência.

De acordo com o Instituto, a temperatura em Mato Grosso tem se mantido 5°C acima da média por um período maior que cinco dias.

Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana

O Estado tem sofrido nos últimos dias com a umidade baixa e queimadas tanto na zona rural como na urbana. O Corpo de Bombeiros não tem conseguido atender a todos os chamados, dando preferência para as ocorrências de maior relevância.

 

Confira a previsão do tempo

Nesta terça-feira (10), em Cuiabá a previsão aponta um clima enfumaçado com máxima de 38°, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A umidade do ar hoje está em 10%

Já na quarta-feira (11), o clima desértico deve se intensificar e os termômetros apontam a máxima de 40°C e mínima de 23°C, com 5% de probabilidade de chuva.

A temperatura deve se manter do mesmo jeito até o final de semana.

No sábado (14) e domingo (15), a previsão é que a temperatura continue subindo e Inpe aponta para uma máxima de 41°C e mínima de 28°C, em ambos os dias.

Cuidados

A Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, e umidificar o ambiente em que estejam com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhando plantas e jardins.
A orientação é para que a população permaneça, sempre que possível, em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas, beba muita água e observe o nível de reservatórios.

Confira a lista de cidades afetadas:

 

Acorizal

 

Alto Paraguai

 

Arenápolis

 

Barão De Melgaço

 

Barra Do Bugres

 

Cáceres

 

Campo Verde

 

Chapada Dos Guimarães

 

Cuiabá

 

Denise

 

Diamantino

 

Dom Aquino

 

Itiquira

 

Jaciara

 

Jangada

 

Juscimeira

 

Nobres

 

Nortelândia

 

Nossa Senhora Do Livramento

 

Nova Brasilândia

 

Pedra Preta

 

Poconé

 

Porto Estrela

 

Rondonópolis

 

Rosário Oeste

 

Santo Antônio Do Leverger

 

São Pedro Da Cipa 

 

Várzea Grande


Redação
Fonte: Midia News



Outras Notícias Relacionadas