Empréstimos Ilegais

MPF denuncia grupo por fraudes de R$ 10 milhões contra Caixa e BNB

Procurador pediu a condenação de 8 envolvidos em fraudes no banco e no BNB

31/12/2019 13:10:30
Reprodução

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou nessa 2ª feira (30.dez.2019) à Justiça Federal 8 pessoas acusadas de atuar em fraudes contra a Caixa Econômica Federal e o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), na Bahia. A organização criminosa obtinha empréstimos ilegais para empresas fantasmas, causando prejuízo de mais de R$ 10 milhões aos bancos. Eis a íntegra da denúncia.

A denúncia é 1 desdobramento da operação Assepticus, deflagrada em 4 de dezembro, quando foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva. Segundo o MPF, o esquema de fraudes contava ainda com servidores públicos do BNB e da Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia).

O procurador da República Samir Cabus Nachef, que assina a denúncia, pediu a condenação dos 8 envolvidos por crimes como organização criminosa, estelionato e falsificação de documento público. O órgão esclarece ainda que nem todos os crimes praticados pelos denunciados foram contemplados na acusação. Ainda teria 1 grande volume de provas a serem analisadas pela Polícia Federal. 

“Assim que o resultado da análise de todos os dados colhidos nos mandados de busca e apreensão (contratos, documentos e aparelhos de telefones celulares) for encaminhado ao MPF, o órgão irá avaliar a possibilidade de nova denúncia em relação aos mesmos denunciados por outros crimes e até contra outros possíveis integrantes da organização criminosa”, publicou o MPF em nota em seu site. 


Redação
Fonte: Poder 360



Outras Notícias Relacionadas