Opinião

Rafael Rocha: Parece fundo de investimento, mas é só mais uma pirâmide financeira

20/11/2020 09:29:02
Reprodução

No momento que produzo esse texto, novembro de 2020, a taxa Selic é uma das mais baixas da história, o que faz com que a renda fixa, deixe de ser atraente, ou melhor, que não renda nada, e com o surgimento da inflação, podem ocorrer até perdas.

O mesmo pode-se afirmar de poupança, que nunca foi investimento, mas só um local melhor que colocar o dinheiro embaixo do colchão, que hoje rende em torno de 1,4% ao ano, ao passo que a inflação é 6%. Em uma simples conta de padaria a perda é de 5% ao ano.

Então se você tem R$ 100.000,00 (cem mil reais) na poupança, no final do ano terá R$ 95.000,00 (noventa e cinco mil reais), isso em tese, pois pode ser menos.

Emprestar dinheiro, agiotagem, além do risco altíssimo de se perder amigo e dinheiro, tem que bancar o mafioso e não pode usar da justiça para cobrar os inadimplentes.

Excluídas essas hipóteses resta para a maioria dos investidores pessoa física, a bolsa de valores. Só que não é nada fácil. A maioria tem dificuldade até de abrir conta em corretora, quanto mais operar ativos financeiros, seja ele qual estilo for, day trade, swing trade, ou buy and hold.

Diante disso, resta então uma alternativa muito procurada; os fundos de investimento.

“Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, não possuindo personalidade jurídica, e sendo constituído tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.”

Muita gente prefere os fundos de investimento, porque ali há pessoas especializadas que conseguem aplicar o seu recurso com mais profissionalismo, e, imagina-se que terão melhores resultados.

Em tese essa é uma premissa verdadeira, mas não garantida.

Há muitos fundos que quebram, ou tem oscilações de até 70% do seu patrimônio, isso devido à má gestão dos administradores, mas essa é outra questão.

O ponto aqui é que estamos tratando de supostos fundos que na verdade são pirâmides financeiras.

Estou falando que há PIRÂMIDES FINANCEIRAS TRAVESTIDAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS.

Em suma a Pirâmide financeira, também conhecida como a “Pirâmide de Ponzi” é um sistema não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas cobrando uma taxa de entrada para a manutenção do modelo, a níveis insustentáveis.

E o que isso tem haver com o texto?

Simples, muita gente está travestindo a pirâmide financeira de Fundo de investimento.

Você é abordado por alguém que no geral ostenta nas redes sociais para ativar a cobiça dos incautos e promete um percentual fixo de rendimentos semanais, quinzenais, mensais.

Esses rendimentos giram entorno de 2% a 10%, ou seja, dentro de alguns anos todo o dinheiro do mundo será seu.

Uma vez ativada a cobiça, lá se vão, casas, carros, apartamentos, economias suadas, para o bolso dos piramideiros e falsa esperança para o coração dos “investidores”.

Vou dar aqui algumas dicas para não cair nessas maracutaias que diuturnamente são aplicadas, até para manter vivo alguns ditados;

 

Um tolo e seu dinheiro logo separam-se. Provérbio Babilônico

Todo dia um esperto e um trouxa saem de casa. Quando eles se encontram o dinheiro troca de mãos; – desconhecido.

“dinheiro de trouxa é matula de malandro” – desconhecido.

Vamos às dicas para não cair em contos de fundos de investimento travestidos de pirâmides financeiras.

1- Todo fundo de investimento deve estar listado na CVM.

 

A Comissão de Valores Mobiliários é quem fiscaliza os fundos de investimento, e quem pode dar regularidade a eles, ou seja, se não estiver na CVM não existe.

Para saber quais são regularizados e aprovados clique aqui.

O que geralmente acontece é o seguinte, o estelionatário tem uma conta, muitas vezes pessoa física, o que já é um absurdo, e sai prometendo altos rendimentos, os incautos fazem depósito ou transferências para essa conta e nunca mais terão seu dinheiro de volta.

E aqui estamos falando de pessoas que perdem cifras altíssimas, milhões até, que movidos pela ganância fazem transferências para contas pessoa física. Quanta insanidade!

Caso pagasse uma consulta para um advogado especializado, jamais cairia em um golpe como esses.

Então, antes de colocar qualquer valor em um fundo de investimento, confira ele na http://www.cvm.gov.br/ .

2. Não existe certeza em renda variável.

 

O próprio nome já diz renda variável não é fixa. Ela varia. Um fundo que investe em ações que são renda variável pode ter grandes oscilações, principalmente para baixo, haja vista o que ocorreu em 2020 com o evento do Covid-19.

Então, não confie em quem promete, 0,5%, 1%, 2% 5%, 10%. Não há como garantir. E se derem garantia aí que você deve se afastar dessas pessoas, é cilada.

3. Não existem facilidades para aumentar o patrimônio.

 

Não existe almoço grátis, todos já sabem, certo? Errado! Todos os dias pessoas caem em golpes.

Já ouviu falar do golpe do empréstimo? Veja aqui do que se trata essa modalidade.

A verdade é que as pessoas não querem estudar, entender, mas simplesmente deixarem se levar por falácias, golpistas, e junto o patrimônio.

E aqui ladys and gentlemans, estamos falando de grana, mas muita grana que é surrupiada dessas pessoas.

É até engraçado, que quando nos procuram, e vêem o preço da consulta, elas dizem que já perderam muito, ou seja, dar dinheiro para malandro de ok, pagar um serviço especializado e profissional é caro.

O resultado é prejuízo.

É incrível como as pessoas transferem grandes somas de dinheiro para um farsante, e não tiveram o mínimo cuidado de procurar um profissional para orienta-las sobre isso.

Essa ganância, precipitação e falta de cuidado traz muitos problemas, alguns até insolúveis à luz do direito e das Leis da vida.

Bem, esse é a mensagem que eu tenho para hoje. Cuidado com as pirâmides financeiras travestidas de fundos de investimento. São golpes.


Redação
Fonte: Rafael Rocha/ JusBrasil



Outras Notícias Relacionadas